domingo, 29 de novembro de 2015

14. BALANÇO


Ai eu é que te arranjo problemas!? Malandro! Corsário! Filho de um canário amarelo! Medicamento sem bula! Míssil teleguiado sem comando! - irritou-se o Silveira. - Caramba - continuou ele.     - Topas tudo à légua! E desmanchas-me como num passe de magia! Está bem, está bem, a minha história era em parte inventada! Ando a construí-la a meias com o Davoud - a ideia é fazer um guião para a TV. O Davoud acha que devíamos testar a sua credibilidade começando a espalhá-la como sendo verídica. As ideias são todas... nem vais imaginar... segura-te, que até cais para o lado... dele? Não! Do Padre, meu! Do Padre! O Padre é delirante, é um inventor e um manipulador tramado. Nem sei se será mesmo padre. Nunca tinha visto um padre viciado no facebook. Eu, repórter de guerra!? Tens razão, topaste-me logo meu filho da mãe. Nem é só a idade não bater certo com a história. É a coragem bater ainda menos certo! Alguma vez, eu sozinho, a espreitar pela janela de um hotel já meio em ruínas, entre bombardeamentos a aproximar-se e snipers a fazer pontaria dos telhados? Mas olha, tu tens histórias, pá. Essa coisa dos OVNIS, e tal, isso tem piada, tem garra. Talvez pudesses entrar na equipa. Inventarmos uma grande história com iranianos, marcianos, ex-namoradas... o quê? Não te queres meter com o Padre? Com o Davoud muito menos? Eu compreendo que não te queiras meter com o Davoud, pá. Uma coisa naquilo que eu contei é absolutamente verdade. O tipo e o mudo deram cabo da velha rica! Agora entre nós, vou revelar-te um segredo. O Padre é que foi o cérebro do plano. O Padre é perigoso. Hã? Por que é que te estou a contar tudo isto? Olha, a razão é só uma. Porque estou borrado de medo. Agora vê lá o que fazes. Sobretudo, não me desmintas. Agora não venhas dizer que isto não bate certo, que te estou a aldrabar, e a inflectir a história por outra montanha qualquer. Em todo o caso, estás avisado. Não te metas com o Padre! Não te metas com o Davoud! E não te metas comigo, meu amigo desnaturado! Meu herói de trazer por casa! Constipado! Alienígena! Papa-tremoços! Fogooooo!  

Sem comentários:

Enviar um comentário