domingo, 31 de julho de 2016

22 - A MULHER DE GELO



Não percebo o que se passa consigo, padre. Perde as noites no facebook e não tem tempo para falar comigo de assuntos sérios? Problemas que nos interessam, se bem me entende!
O Francisco, amigo do Silveira, regressou depois de algum tempo fora, julgo que no Alentejo, e disse-lhe que desconfia que nós – eu, o padre e o Marcial – é que andamos por aí a matar as pessoas. A última foi a Dona Aurora, a velha invisual de quem o Chefe Abrantes e a inspectora esperavam que ajudasse a descobrir o assassino, identificando o barulho dos seus passos. Levaram até ela a dona do Café Safari, porque relacionaram a pequena protuberância chifruda que esta possui na testa com o chifre de rinoceronte utilizado no homicídio do idoso do 5.º andar. A Dona Aurora negou peremptoriamente que os passos que ouvira na noite do assassínio fossem os da mulher fornecedora dos bichos que a comandita do Marcial, do Sidónio Matacão e do Chefe Abrantes começam a matar logo de madrugada.
Veja o padre que eu continuo com umas premonições do diabo, certinhas, certinhas que até metem nojo! A chona passada adormeci a pensar na “garota de gelo”, uma jovem de dezanove anos, chamada Jean Hiliard, habitante do Minesota, que ficou congelada numa noite de tempestade com temperaturas de vinte graus negativos. O estranho caso aconteceu em 1980 e foi seguido por todos os órgãos de comunicação da época. A rapariga deu entrada no hospital mais dura do que uma pedra mas, ao fim de uma horas embrulhada em cobertores, ganhou convulsões e descongelou. Quarenta e nove dias depois saiu do internamento sem qualquer dano físico ou mental, deixando o mundo perplexo.
A noite passada, estava eu a sonhar com a jovem do Minesota quando ela se transformou na Dona Aurora, a testemunha auditiva do assassinato do vizinho idoso do andar de cima.
Um pesadelo, padre, um horrendo pesadelo!
As ventas marmóreas da anciã apareceram-me na obscuridade do sonho acompanhadas por um ruído persistente e incomodativo, que logo percebi ser o de um pequeno motor de electrodoméstico. Pelo frio que se fazia sentir e que enregelou a minha entrega ao divino Hypnos, só podia tratar-se de uma máquina refrigeradora.
Na manhã seguinte constatei, mais uma vez, a bizarra constituição premonitória dos meus sonhos: alguém, imitando o procedimento que a natureza realizara com a jovem do Minesota, congelara a Dona Aurora numa arca frigorífica que o filho mais velho, o Estampido, como lhe chamam, caçador certificado, utilizava como reservatório de lebres e perdizes da sua faina predatória. Para introduzir a idosa na caixa do refrigerador o assassino teve de retirar vários animais de caça, que deixou espalhados pela cozinha, irremediavelmente impróprios para as patuscadas. Este comportamento foi o que mais desconsolou o filho da anciã: praguejou, debulhado em lágrimas, revoltado com tamanha crueldade, acusando mesmo o Chefe Abrantes de inoperância até que este vociferou:
— Faça favor de se calar, nomeadamente, com a porcaria dos animais, porque, nomeadamente, o que me interessa é a sua mãe, nomeadamente a Dona Aurora, e se não se cala, nomeadamente, dou-lhe voz de prisão!
Por que diabo tenho sonhos com estas coisas, padre? E são tão realistas que até parece que estou lá, a presenciar os factos. Isto anda a pôr-me a cabeça à roda.

Preciso de falar consigo. E temos de ter cuidado com o amigo do Silveira, o tal Francisco. Ainda nos vai meter em alhadas.


Corações ao alto, padre! Ele está no meio de nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário